Acessórios
Bicicletas
Bike Trial
Componentes
Manutenção
Suspensão
Transbikes
Vestuário Feminino
Vestuário Masculino













BIKE FIT

O que é Bike Fit?

O Bike Fit nada mais é do que o ajuste ou adequação da bicicleta para o ciclista; em qualquer nível, modalidade e tipo de bicicleta. Portanto, às vezes é necessário trocar ou ajustar a posição de componentes como mesa, pedivela, clip ou o que for necessário para que o ciclista esteja na melhor posição para pedalar.

Uma boa postura na bicicleta, é essencial para o conforto do ciclista, bem como para a prevenção de lesões. Além disso, aumenta a performance do atleta, resultando numa experiência geral muito mais satisfatória. Conscientes da importância de uma boa posição na bicicleta, aqui na Santos Bikes utilizamos o sistema da Bikefitting.com, sistema utilizado por atletas de equipes do World Tour.

Fazemos as avaliações biomecânicas num simulador, que permite testar todo o tipo de componentes e suas dimensões, além de realizar também uma Análise de Eficiência de Pedalada.

Estágio I

O estágio I é o ponto de partida para o estágio II, já que é nele que o taquinho será posicionado na sapatilha e a flexibilidade do ciclista será testada.
Com o ciclista posicionado na ferramenta torre de medição (usada para tomar as medidas do ciclista), são avaliados o “cavalo” altura do solo até o ponto de contato do selim, tamanho do tronco, tamanho dos braços, largura do ombro e tamanho dos pés. Após esse procedimento lançamos todas as informações do ciclista no sistema Bikefitting e ajustamos a bike conforme a necessidade do ciclista.

Estágio II

O estágio II, ou Análise da Pedalada, começa com um teste onde o ciclista deverá pedalar/completar 70 rotações do pedivela configurado com os valores obtidos no estágio I, na bicicleta estacionária do Bikefitting.

Enquanto pedalamos, os medidores de potência em ambos os braços do pedivela fazem uma análise minuciosa de onde, como e por quanto tempo você aplica potência nos pedais.

Além de medir a distribuição da potência de pedalada entre as pernas direita e esquerda, o equipamento é capaz de "sentir" em que parte do pedal você aplica mais ou menos força, em cada ângulo de sua pedalada. E o resultado é uma análise incrivelmente minuciosa de seus movimentos, o que ajuda o ciclista a aprimorar sua técnica automaticamente, através dessa leitura e dos gráficos gerados (que são fornecidos ao ciclista).

Depoimento

"Eu costumava sentir um grande desconforto pedalando, foi quando percebi que estava na hora de realizar um Bike Fit profissional. Após tirarem todas as minhas medidas, alguns ajustes foram necessários na bike, alguns centímetros a mais na altura de selim entre outros ajustes, foram imprescindíveis para meus pedais ficarem muito mais prazerosos. A sensação que tenho hoje é que eu visto a bike como se eu vestisse uma roupa, somos uma coisa única. Hoje não sinto desconforto, além de ter uma melhora gritante no meu rendimento em subidas e mais fluidez na cadência"
Marcos Diniz